Diferença entre CHAPISCO, EMBOÇO e REBOCO, Passo a Passo!
Na construção civil é normal surgirem algumas dúvidas, mesmo nas pequenas coisas. Não é pra menos, são muitos detalhes a se atentar, que muitas vezes acaba passando despercebido em algumas etapas da obra.
Exemplo disso é a diferença e a funcionalidade do CHAPISCO, EMBOÇO e REBOCO. Afinal, então…
Sumário
Qual a diferença entre Chapisco, Emboço e Reboco?
Em um conceito mais bruto, chapisco é uma camada de argamassa fina, que serve para dar aderência entre a alvenaria e o emboço.
Já o emboço é uma camada grossa de argamassa que serve como estrutura do revestimento, na teoria o revestimento é constituído por chapisco, emboço e reboco.
Já na prática, por questão de tempo e custo o revestimento torna-se constituído por chapisco e reboco, por esses motivos o emboço é mais utilizado em paredes que terão revestimento cerâmico, por não ter a necessidade de acabamento
E por fim o reboco é uma camada fina de massa que serve para dar acabamento no revestimento.
Dica: A espessura do revestimento dependerá diretamente do alinhamento e prumo da alvenaria. Paredes fora de prumo precisarão de mais argamassa para serem corrigidas, um pequeno defeito que pode encarecer esta etapa da obra.
Conceito literário
Chapisco
Chapisco, tem várias funcionalidade, mas basicamente é uma argamassa utilizada para revestir a alvenaria, com o intuito de dar aderência da camada que vem posteriormente ao chapisco (emboço).
Ele consiste em uma massa derivada da mistura de cimento e areia media ou grossa (sem peneirar), seu traço é 1:3, basicamente uma porção de cimento para três de areia, normalmente o consumo por m² é de 2,25 kg de cimento, para 0,0053 m³ de areia.
Essa mistura depois de em contato com a água deve ser utilizada em até 2,5 horas. Sua aplicação é através de lançamento com uma colher de pedreiro em apenas uma camada. De acordo com NBR 7200 sua espessura fica em torno de 3 mm a 5 mm e sua cura é de 24 horas.
Emboço
Emboço, é um revestimento utilizado na construção civil, serve para vedação e regularização da superfície, preparando a parede para seu acabamento (reboco ou revestimento cerâmico).
Sua preparação é constituída por cimento, areia media e cal (ou cal liquida), seu traço é 1:2:8, é acrescentado água gradativamente até obter uma mistura homogênea e consistente, sua espessura máxima chega a 2 cm, por norma após aplicado o emboço é necessário esperar uma cura de 21 dias, para assim poder vir com a terceira e última camada do revestimento.
Reboco
Reboco, é a última camada do revestimento, é a camada de argamassa de acabamento e a preparação da parede para recebimento da massa PVA (da pintura), por isso o reboco deve ser perfeitamente regular, sua espessura não deve ser superior a 5 mm, sua aplicação é feita com uma desempenadeira de madeira, deve ser aplicado de baixo para cima
Seu acabamento final é feito com uma desempenadeira com espuma, seu traço normalmente é de 1:2:9 que é constituído por cimento, areia fina (peneirada) e cal, adicionado água até obter a consistência desejada.
Dica: Desempenar com espuma trará um melhor acabamento para o reboco.
Tempo de cura
Após executadas as alvenarias, deve-se esperar pelo menos 14 dias caso estas sejam estruturais não armadas ou alvenaria de vedação para a execução do chapisco. Caso a estrutura for de concreto ou alvenaria estrutural armada, deve-se respeitar o prazo mínimo de 28 dias.
Após a aplicação do chapisco, é necessário esperar pelo menos 3 dias para a execução do emboço.
Se o emboço for realizado com a adição de cal, o prazo mínimo para a aplicação da próxima camada deverá ser de 21 dias. Caso for executado com argamassa mista ou hidráulica, 7 dias.
O reboco deve ser então realizado e com o revestimento pronto, deve-se esperar pelo menos 21 dias para a cura completa das camadas e o posterior assentamento do revestimento.
Normas Técnicas
As diretrizes para a correta aplicação de revestimento de argamassa em paredes e tetos seguem normas técnicas. As mais utilizadas nesse caso são:
NBR 7200:1998 – Execução de revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Procedimento
NBR 13749:2013 – Revestimento de paredes e tetos de argamassa inorgânicas – Especificação
NBR 13529:2013 – Revestimento de paredes e tetos de argamassas inorgânicas – Terminologia
Conclusão
Lembre-se sempre, um revestimento bem elaborado com material de qualidade é que vai demandar uma superfície bem acabada, seja para pintura, azulejo ou texturas.
mais informaçoes